Como plantar, cultivar e cuidar de babosa

A planta de babosa é uma suculenta fácil e atraente que é uma ótima companhia dentro de casa. As plantas de babosa também são úteis, já que o suco de suas folhas pode ser usado para aliviar a dor de arranhões e queimaduras quando aplicado topicamente. Veja como cultivar e cuidar das plantas de babosa em sua casa!

babosa

Babosa é uma espécie de planta suculenta do gênero Babosa. A planta não tem caule ou caule muito curto, com folhas grossas, esverdeadas e carnudas que se espalham a partir do caule central da planta. A margem da folha é serrilhada com pequenos dentes.

Antes de comprar babosa, observe que você precisará de um local que ofereça luz solar indireta e brilhante (ou luz solar artificial). No entanto, a planta não aprecia a luz solar direta sustentada, pois isso tende a secar a planta e amarelar suas folhas, tornando-as abaixo da média para uso.

Mantenha a planta de babosa em um vaso próximo à janela da cozinha para uso periódico, mas evite que os raios do sol a alcancem diretamente.

Nota: O gel de folha de Babosa pode ser usado topicamente, mas não deve ser ingerido por pessoas ou animais de estimação. Pode causar sintomas desagradáveis, como náuseas ou indigestão, e pode até ser tóxico em grandes quantidades.

Usos e benefícios da babosa

Babosa é eficaz no tratamento de feridas ou queimaduras. Existem algumas evidências de que o uso tópico de produtos de babosa pode aliviar os sintomas de certas doenças de pele, como psoríase, acne ou erupções cutâneas. O gel de Babosa é usado comercialmente como ingrediente em iogurtes, bebidas e algumas sobremesas, mas em certas doses altas, suas propriedades tóxicas podem ser graves quando tomado por via oral. O uso de babosa tópico em pequenas quantidades é provavelmente seguro.

Usos e benefícios da babosa

As indústrias cosmética, farmacêutica e alimentícia usam extensivamente o babosa, e a planta tem um valor de mercado anual estimado em $ 13 bilhões em todo o mundo. Gel de babosa – tecido viscoso que armazena água nas folhas é usado principalmente em produtos de babosa. O gel contém a maioria dos compostos bioativos benéficos da planta, incluindo vitaminas, minerais, aminoácidos e antioxidantes.

O gel de Babosa contém antioxidantes poderosos pertencentes a uma grande família de substâncias conhecidas como polifenóis. Esses polifenóis, junto com vários outros compostos de babosa, ajudam a inibir o crescimento de certas bactérias que podem causar infecções em humanos. Babosa é conhecido por suas propriedades antibacterianas, antivirais e anti-sépticas. Portanto, pode ajudar a curar feridas e tratar problemas de pele.

Há algumas evidências preliminares que sugerem que o gel tópico de babosa pode retardar o envelhecimento da pele. As avaliações também sugerem que o babosa pode ajudar a pele a reter a umidade e melhorar a integridade da pele, o que pode beneficiar as condições de pele seca.

Às vezes, as pessoas usam babosa como remédio para diabetes. Isso ocorre porque pode aumentar a sensibilidade à insulina e ajudar a melhorar o controle do açúcar no sangue. Por exemplo, uma revisão de oito estudos descobriu que o babosa pode ter benefícios para pessoas com pré-diabetes ou diabetes tipo 2 devido aos seus efeitos no controle glicêmico. No entanto, a qualidade dos estudos existentes não é ideal, por isso os cientistas atualmente não recomendam o uso de babosa para essa finalidade.

Como plantar babosa

Como plantar babosa

Passos antes do plantio

  • É importante escolher o tipo certo de recipiente. Recomenda-se um vaso feito de terracota ou material poroso semelhante, pois permitirá que o solo seque completamente entre as regas e também será pesado o suficiente para evitar que a planta tombe. Uma panela de plástico ou esmaltada também pode ser usada, embora retenha mais umidade.
  • Ao escolher um recipiente, certifique-se de escolher um que tenha pelo menos um orifício de drenagem na parte inferior. Isso é essencial, pois o orifício permitirá que o excesso de água escorra. As plantas de Babosa são resistentes, mas a falta de drenagem adequada pode causar apodrecimento e murcha, que é facilmente a causa de morte mais comum para essa planta.
  • Selecione um recipiente que seja tão largo quanto profundo. Se a sua planta de babosa tiver um caule, escolha um recipiente que seja profundo o suficiente para você plantar todo o caule no subsolo.
  • As plantas de babosa são suculentas, então use uma mistura de envasamento bem drenada, como as feitas para cactos e suculentas. Não use solo de jardim. Uma boa mistura deve conter perlita, rocha de lava, pedaços de casca de árvore ou todos os três.
  • Não há necessidade de uma camada de cascalho, bolas de argila ou qualquer outro material de “drenagem” no fundo da panela. Isso só ocupa espaço que as raízes poderiam usar. Um orifício de drenagem é uma drenagem suficiente!
  • (Opcional) Para encorajar seu babosa a criar novas raízes após o plantio, polvilhe o caule da planta com pó de hormônio de enraizamento. O hormônio do enraizamento pode ser encontrado em um centro de jardinagem local ou loja de ferramentas, ou comprado online.

Como plantar babosa em vaso

Se sua planta de babosa cresceu muito, cresceu muito ou simplesmente precisa de uma atualização, é hora de replantá-la. Veja como:

  1. Prepare sua frigideira. Depois de enxaguar rapidamente a nova panela (ou uma boa esfrega, se for uma panela que você já usou) e deixar secar completamente, coloque um pequeno pedaço de lona sobre o orifício de drenagem; isso evitará que o solo caia do fundo e permitirá que a água escoe corretamente. Um pedaço de papel toalha dobrado ou jornal também pode funcionar em caso de aperto, embora eles se quebrem com o tempo.
  2. Prepare sua planta. Remova a planta de babosa de seu vaso atual e escove o excesso de sujeira das raízes, tomando cuidado para não danificá-las.
  • Se sua planta tem jovens, remova-os agora. (Consulte a seção “Cuidados” nesta página para obter instruções sobre como remover e proteger filhotes.)
  • Se a sua planta tiver um caule muito longo e fino que não cabe no vaso, é possível aparar o caule parcialmente. Observe que isso é arriscado e pode matar a planta. Para aparar o caule: Corte parte do caule, deixando o máximo possível na planta. Em seguida, pegue a planta nua e coloque-a em uma área quente que receba luz indireta. Depois de vários dias, um calo se formará na ferida. Neste ponto, continue com as instruções de repotting abaixo.
  • Plante sua planta. Encha o vaso cerca de um terço do caminho com uma mistura de envasamento bem drenado e coloque a planta no solo. Continue enchendo o solo ao redor da planta, lembrando que você deve deixar pelo menos ¾ polegada de espaço entre o topo do solo e a borda do vaso. As folhas inferiores da planta babosa também devem estar logo acima do solo. Não regar após o plantio.
  • Ignore seu plano (temporariamente). Depois de colocar babosa em sua nova panela, não regue por pelo menos uma semana. Isso diminuirá a chance de induzir o apodrecimento e dará à planta tempo para criar novas raízes. Até que a planta pareça estar enraizada e feliz, mantenha-a em um local aquecido que receba luz brilhante, mas indireta.

Como Plantar babosa na banana

Como Plantar babosa na banana

A questão é, obviamente, o que uma banana tem a ver com babosa? Na verdade, é bem simples; a planta de babosa não pode produzir folhas novas, por isso é importante cortá-la corretamente. A banana é a fruta perfeita para o cultivo de uma nova planta de babosa. Deixe a casca em volta da banana e corte um pequeno quadrado no meio. Insira um pedaço da planta de babosa e deixe por pelo menos um dia. A banana ficará marrom, mas quando você tirar o pedaço de babosa da banana, verá que a planta tem muitas raízes novas! Depois disso, faça uma mistura de areia limpa e composto de jardim e plante as novas raízes de babosa nessa mistura. Em nenhum momento, você terá cultivado uma planta de babosa completamente nova!

Como cultivar babosa

Como cultivar babosa no jardim

Embora o Babosa possa lidar com uma breve geada, ele só pode ser cultivado ao ar livre nas Zonas 9 do USDA e acima. Aqui a dificuldade é controlar a água. Babosa pode passar meses sem água, mas muita chuva apodrece as raízes. Não dê água extra às plantas durante a estação das chuvas. A maioria dos aloés fica dormente no inverno e não precisa de água, desde que tenha recebido água suficiente durante a estação de crescimento. Se o seu clima for chuvoso durante o inverno, considere plantar seu babosa em cascalho ou pedras. Eles permitirão que a água escoe.

Como cultivar babosa

Cultivo de Babosa em vasos, dentro ou fora:

Solo – o solo precisa ser bem drenado. No seu habitat natural, o Babosa costuma crescer em encostas para garantir uma boa drenagem. Para garantir a drenagem em um vaso, você pode usar solo especial para vasos de cactos ou misturar um pouco de perlita ou areia grossa e fazer sua própria mistura.

Água: Babosa pode lidar bem com a seca, mas prefere ser regada regularmente, permitindo que o solo seque completamente entre as regas. Se a planta for deixada secar por muito tempo, as folhas murcham e murcham ligeiramente. Eles vão se recuperar quando regados, mas o estresse prolongado, ou muita seca ou muita água, fará com que as folhas amarelem e morram.

Como cuidar de babosa

Iluminação: Coloque sob luz solar direta e indireta ou luz artificial. Uma janela oeste ou sul é o ideal. Babosa que são mantidos com pouca luz geralmente crescem pernaltas.

Temperatura: Babosa tem melhor desempenho em temperaturas entre 55 e 80 ° F (13 e 27 ° C). As temperaturas da maioria das casas e apartamentos são ideais. De maio a setembro, você pode levar sua planta para fora sem problemas, mas traga-a de volta à noite se as noites forem frias.

Fertilização: Fertilize com moderação (não mais do que uma vez por mês), e apenas na primavera e no verão com uma fórmula de planta de casa balanceada misturada com ½ força.

Repotting: Repot quando conectado à raiz, seguindo as instruções fornecidas em “Plantio,” acima.

Como cuidar de babosa

Como cuidar de babosa em vaso

  • A planta Babosa deve crescer em um vaso muito grande e raso. Não se recomendam potes muito pequenos ou excessivamente pesados, pois assim não será possível movê-lo facilmente quando quiser movê-lo de dentro para fora ou vice-versa.
  • O babosa deve ser colocado em solo poroso e nutritivo, por isso é aconselhável introduzir um pouco de solo com areia ou perlita no vaso. É um tipo de planta que não suporta que suas raízes entrem em contato com a água e, portanto, requerem um solo de fácil e rápida drenagem.
  • É importante que quando a primavera chegar, você fertilize o solo em que o Babosa cresce com húmus de minhoca. Esta etapa também pode ser realizada durante os transplantes.
  • Se você vai ter a planta de Babosa dentro de casa, coloque-a em um local onde receba o máximo de luz natural possível. Se for colocá-lo ao ar livre, procure um local totalmente exposto ao sol, mas lembre-se que quando chover ou houver risco de geada, deve-se tapar para protegê-lo.
  • Esqueça de tomar banho todos os dias, você deve regar seu Babosa a cada 15 ou 20 dias, usando pouca água e derramando direto no chão, sem deixar a panela inundada. Lembre-se de que se você exceder a quantidade de água, a planta Babosa pode apodrecer. Por outro lado, se você notar que algumas folhas estão muito finas e enrugadas, significa que estão com sede e precisam de um pouco mais de água.

Como cuidar da begônia

Como regar babosa

Regar é a parte mais difícil de manter a babosa saudável, mas certamente não é ciência espacial! Babosa é uma planta suculenta que é usada em ambientes áridos, mas suas folhas grossas ainda precisam de água suficiente.

Como regar babosa
  • Regue as plantas de babosa profundamente, mas com pouca frequência. Em outras palavras, o solo deve estar úmido após a rega, mas deve secar um pouco antes de você regá-lo novamente. Se o solo ficar muito úmido, as raízes da planta podem apodrecer.
  • Para garantir que você não regue demais a planta, deixe o terço superior da terra do envasamento secar entre as regas. Por exemplo, se sua planta for mantida em 6 polegadas de solo para envasamento, deixe as 2 polegadas superiores secarem antes de regar novamente. (Use o dedo para testar a secura do solo.)
  • Em geral, planeje regar sua planta de babosa a cada 2-3 semanas na primavera e no verão e ainda mais moderadamente durante o outono e inverno. Uma regra geral para a rega no outono e no inverno é aproximadamente o dobro do tempo entre as regas (em comparação com as épocas de rega no verão). Em outras palavras, se você regar a cada duas semanas no verão, regue a cada quatro semanas no inverno.
  • Ao regar, o excesso de água pode escorrer pelo fundo da panela. Deixe o pote assentar nesta água para que o solo absorva o máximo possível. Espere 10-15 minutos e despeje o restante da água.

Como colher babosa

É relativamente simples colher uma planta de babosa para gel e suco. Você precisará de uma planta madura que tenha pelo menos alguns anos. Isso garante uma maior concentração dos ingredientes ativos.

Como colher babosa

Você também deve esperar algumas semanas antes de cortar as folhas da mesma planta. Você pode querer ter algumas plantas em rotação se planeja colher babosa com frequência.

Para colher seu gel e suco de planta de babosa:

  1. Remova 3-4 folhas de cada vez, escolhendo folhas grossas das seções externas da planta.
  2. Certifique-se de que as folhas estão saudáveis ​​e livres de mofo ou danos
  3. Corte-os perto do caule. Os nutrientes mais benéficos são encontrados na base das folhas.
  4. Evite as raízes.
  5. Lave e seque as folhas.
  6. Corte as pontas espinhosas com uma faca.
  7. Usando uma faca ou dedos, separe o gel interno da parte externa da folha. O gel interno é a parte do babosa que você usará.
  8. Deixe a seiva amarela escorrer da folha. Este é o látex de babosa. Se você planeja usar látex, pode pegá-lo em um recipiente. Se você não planeja usar látex, pode descartá-lo.
  9. Corte o gel de babosa em fatias ou cubos.

Se você quiser um gel de babosa suave, depois de separar o babosa do lado de fora da folha, pode colocar o babosa no liquidificador e coar a substância para remover a polpa.

Como plantar babosa através da folha?

Como plantar babosa através da folha?

Etapa 1: reunir os materiais

Lista de materiais:

  • uma folha de babosa
  • uma panela de barro com grandes buracos
  • envasamento do solo
  • um dispositivo de rega (como uma mangueira)
  • alguns fragmentos de cerâmica quebrada
  • Faca
  • Colher

Você pode reunir todas essas coisas em um viveiro de plantas e uma loja de jardinagem.

Etapa 2: preparar o vaso

Primeiro verifique seu pote. Seu pote deve ter grandes orifícios para drenar a água. Em seguida, pegue um pedaço de cerâmica quebrada e coloque-o sobre o orifício como mostrado acima. Esta peça deve evitar que a sujeira caia da panela, mas ainda assim drenará a água. Em seguida, encha a panela com terra de envasamento até que esteja 1 polegada abaixo da borda da panela.

Etapa 3: Plante Babosa

Pegue a folha de babosa e coloque-a no chão de forma que fique plana. Em seguida, empurre-o um pouco no chão como mostrado acima. Babosa ainda precisa ser exposta um pouco. Em seguida, encontre um lugar para colocar seu pote e babosa. Deve estar perto da luz do sol e em algo que você possa molhar.

Etapa 4: regar e esperar

Em seguida, regue o babosa. Despeje a água na panela até chegar à borda da panela. Em seguida, mergulhe no solo e escorra um pouco. Regue o babosa sempre que vir terra seca. Então você espera. Babosa deve brotar folhas minúsculas em algumas semanas.

Etapa 5: como usar

Veja como usar babosa. Cerca de dois meses após o brotamento, o babosa deve estar pronto para uso. Primeiro escolha uma folha. Se você olhar ao final do que escolheu, verá uma polpa gelatinosa transparente. Em seguida, pegue uma faca e corte a babosa ao meio no sentido do comprimento, como mostrado acima. Em seguida, pegue uma colher e raspe a polpa como mostrado acima. A polpa está pronta para ser aplicada.

Aqui estão algumas maneiras de usar a polpa:

  • Aplicar em queimaduras de fogo para uma cura rápida
  • Aplicar nas queimaduras solares para uma cura rápida
  • Aplique nas picadas e picadas de insetos para acalmá-los
  • Ajuda a curar hematomas
  • Pode cuidar de erupções cutâneas.

Tipos de babosa

Vamos dar uma olhada nessas suculentas com folhas carnudas, começando com o tipo mais popular de babosa.

Babosa

Babosa (Babosa barbadensis) é um tipo popular de planta de casa e também cresce bem ao ar livre em climas tropicais. A planta tem folhas verdes suculentas com qualidades curativas para a pele.

Babosa

Outros nomes para plantas de babosa incluem “babosa”, “babosa chinês” ou “babosa indiana”.

As folhas verdes das plantas de babosa crescem entre 24 “e 36” (60 – 100 cm) de altura e têm até 24 “(60 cm) de comprimento. As folhas são geralmente verde-acinzentadas e têm” dentes “em volta delas. dependendo do tipo de espécie de babosa, manchas ou manchas brancas podem aparecer nas folhas.

Se você receber bastante sol ao ar livre, as plantas de babosa florescem uma vez por ano. Cada flor tubular amarela está pendurada em uma haste, e pode haver cerca de 15 dessas flores em cada haste florida.

Além de ser uma planta ornamental, a babosa é uma importante planta medicinal. Babosa contém 75 ingredientes ativos que podem beneficiar a sua pele. O gel de Babosa ajuda a reduzir a inflamação, aumenta a cicatrização de feridas, tem efeito anti-séptico e hidrata a pele seca.

Como as folhas de babosa contêm látex, a aplicação do gel diretamente na pele pode causar reações alérgicas em algumas pessoas.

Você pode cultivar babosa como planta de casa em um pequeno vaso ou recipiente no parapeito de uma janela ensolarada. Se você deseja que este tipo de flor suculenta adorne seu jardim, você deve viver nas zonas acidentadas do USDA 8-10. Isso é verdade para o cultivo da maioria dos tipos de plantas da espécie Babosa.

Lace Babosa

Lace babosa (Babosa aristata) é um pequeno tipo de planta de babosa que tem folhas curtas, macias e suculentas e manchas brancas. Nativa da África do Sul, esta variedade de aloé também é chamada de planta Torch ou aloé de galinha d’angola.

Lace Babosa

O nome para este tipo de babosa vem das bordas “rendadas” brancas nas folhas. A superfície das folhas esverdeadas é coberta por pequenos pontos brancos em relevo. Ao contrário das variedades de plantas de babosa, que podem ter folhas longas e finas, as folhas da planta Lace Babosa crescem em pequenos cachos semelhantes a uma roseta.

As plantas de aloés são um dos poucos tipos de aloés que resistem ao frio. Você pode cultivar esta deliciosa suculenta ao ar livre em temperaturas tão baixas quanto 19 ° F (-7 ° C). Por dentro, esta planta de casa de babosa requer pouca manutenção e precisa apenas do sol.

Com o tempo, você pode separar grupos de folhas de babosa para propagar mais plantas.

Babosa de folhas curtas

Semelhante ao babosa, o babosa de folhas curtas (Babosa brevifolia) tem bordas serrilhadas brancas nas folhas azul-acinzentadas.

Babosa de folhas curtas

Esta é uma pequena espécie de planta de babosa que cresce apenas até cerca de 4 ”(10 cm) de altura. As folhas curtas e grossas formam um padrão de roseta. Quando esse tipo de babosa recebe bastante sol, suas folhas podem ficar com uma cor vermelha clara.

Tal como acontece com a maioria dos tipos de babosa, o babosa de folhas curtas floresce uma vez por ano. Normalmente, em novembro, uma longa haste emerge da suculenta com flores vermelhas brilhantes.

Você pode plantar esse tipo de babosa anã em canteiros rochosos, onde o solo é bem drenado e recebe bastante sol. Além disso, esta pequena variedade de babosa é uma planta de casa interessante que requer pouca manutenção.

Rubble Babosa

Se você está procurando uma variedade vermelha de planta de babosa, então Rubble babosa (Babosa perfoliata) é uma boa escolha devido às suas folhas vermelhas e flores vermelhas.

Rubble Babosa

Este tipo versátil de babosa viceja em verões quentes e secos e também pode resistir a invernos frios. Para realmente obter o melhor deste aloés, você deve plantá-lo onde recebe o sol. Isso ajudará a manter as folhas com uma cor vermelha empoeirada.

Ao contrário da maioria das outras plantas de babosa que florescem no inverno, os entulhos florescem no verão. Quando recebe muito sol, flores vermelhas emergem dos aglomerados em forma de estrela. Dependendo das condições, este babosa produz flores em forma de cone ou redondas.

Babosa Dente Dourado

Semelhante a outros tipos de babosa aglomerado, o babosa de dentes dourados (Babosa nobilis) tem grossas folhas verdes triangulares. Também há vários dentes branco-amarelados ao longo das bordas.

Babosa Dente Dourado

O aloés com dentes dourados pode crescer entre 6 ”e 12” (15 – 30 cm) de altura com uma propagação de até 12 ”(30 cm). As folhas são verdes brilhantes e desenvolverão tons de vermelho quando o sol chegar.

Semelhante ao “Rubble babosa”, o Golden Toothed babosa floresce no verão. Você pode esperar ver flores tubulares vermelhas se estendendo por cerca de 2 pés (60 cm) da planta em forma de roseta.

Uma razão para plantar babosa de dentes dourados é se você precisa de uma boa cobertura do solo para o sol. Este tipo de babosa cresce vigorosamente e criará um lindo tapete verde e vermelho para iluminar seu jardim.

Babosa Africano

Babosa africano (Babosa africana) é uma grande variedade de planta de babosa da África do Sul e também é chamada de Uitenhage babosa. Semelhante a muitos tipos de babosa da África do Sul, esta variedade se parece com uma pequena palmeira.

Babosa Africano

Este aloés nativo da África do Sul atinge entre 6 e 8 pés (1,8 – 2,4 m) de altura. As grandes folhas de babosa triangulares verde-azuladas alongadas crescem em todas as direções a partir do topo do caule. Este grande aloés pode criar um ponto focal em um jardim que gosta de sol e alta umidade.

Este não é um tipo de babosa resistente à geada e não é adequado para cultivo em recipientes.

A babosa africana de Uitenhage geralmente floresce no inverno ou no início da primavera. Um grande cone se projeta do centro do caule e contém muitas flores tubulares laranja e amarelas.

Babosa Albiflora

Um dos menores tipos de babosa é o Albiflora, com suas pequenas folhas finas esverdeadas e manchas brancas.

Babosa Albiflora

Uma característica única deste tipo de aloés são as flores de lírio branco que produz. As pequenas flores brancas têm apenas 10 mm de comprimento e parecem minúsculas trombetas. Esta é uma variedade de babosa que floresce.

As finas folhas verdes carnudas medem até 6 ”(15 cm) de comprimento que se estreitam à primeira vista.

Devido ao seu tamanho, Albiflora babosa é uma planta de casa bonita e atraente que requer pouca manutenção.

Aloé Vermelho

Babosa cameronii, ou babosa vermelho, é uma planta de babosa de aparência fina com folhas coloridas de coral.

Aloé-Vermelho

Este não é um tipo de babosa. As folhas longas e dentadas são longas e curvas. A cor das folhas é determinada pela quantidade de sol e água que a suculenta recebe. A cor da folha pode variar de verde brilhante a cores ricas de cobre no inverno. Este tipo de babosa dá muita cor ao seu jardim no inverno.

Você pode esperar que esta variedade de planta de aloés vermelha cresça entre 12 “e 24” (30 – 60 cm) e se espalhe duas vezes mais. A rega leve manterá as folhas com a cor de cobre, enquanto a rega excessiva tornará as folhas verdes.

Spiral Babosa

Spiral Babosa (Babosa polyphylla) é um tipo de suculenta que tem folhas triangulares grossas com bordas recortadas. Se você deseja ter um dos melhores tipos de babosa para o seu jardim, então a Spiral babosa é uma planta notável.

Spiral-Babosa

Uma das características únicas deste tipo de babosa é a forma como as folhas verdes carnudas formam uma espiral. Os espinhos brancos nas bordas das folhas e nas pontas das folhas marrom-escuras contribuem para a singularidade dessa planta de babosa.

A planta de babosa de tamanho médio tem cerca de 12 “(30 cm) de altura e cerca de 24” (60 cm) de largura. Isso faz com que o Spiral Babosa pareça uma bola azul esverdeada pontuda. Babosa também produz algumas flores impressionantes. No verão, flores tubulares de vermelho a rosa aparecem em um grande caule gordo no meio da planta.

Sendo um tipo de planta de babosa da montanha, a babosa espiral cresce bem em climas mais frios. Ela prospera em verões frios e pode sobreviver à geada e à neve.

Deixe um comentário